Foto: Renata Medina (Inter-SM/Divulgação)
Na noite de quinta-feira (14), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em comum acordo com os clubes envolvidos, decidiu declarar dois campeões do Gaúcho A2 Sub-17. Com isso, o Esporte Clube Internacional de Santa Maria e a Associação Lajeado de Esportes são vencedores do campeonato de 2023.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O motivo da decisão é em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas e a sequência de adiamentos. A região do Vale do Taquari, onde ocorreria o jogo da volta, foi uma das mais atingidas pelas enchentes. Na partida de ida, o Inter-SM havia vencido por 1 a 0.
– A diretoria tomou a decisão final. Fomos consultados e, mesmo com o fato de termos a vantagem para o jogo da volta, não pensamos duas vezes. O futebol é isso, no fim das contas. Nos solidarizamos com o Estado, a cidade, e a própria equipe de Lajeado, que vivenciou dificuldade nos treinamentos, tiveram perdas por conta dos estragos da chuva e foram vítimas da situação – conta o técnico da equipe sub-17, Luis Peres.
O título
O Inter-SM e a ALE são os primeiros campeões do Gauchão A2 Sub-17 após a implementação do ranking FGF das categorias de base. Conforme manda o protocolo, os dois clubes receberão medalhas e os troféus. Além disso, as equipes conquistaram o acesso ao Gauchão A1 Sub-17 em 2024. Contente pela taça, o clube se organiza para disputar o campeonato no ano que vem:
– Estamos muito felizes pelo acesso, por ser campeão e pela decisão. Muitos do nosso elenco não vão conseguir disputar o campeonato (do ano que vem) por conta da idade. Agora fazemos o planejamento e já fazemos a montagem do grupo, para ali, na virada do ano, já contar com o grupo completo que vai jogar a competição. A primeira divisão é um pouco mais competitiva. Vamos nos preparar ainda mais.
Campanha
O Inter-SM terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo A com 16 pontos. O time garantiu a vaga para as semifinais com uma vitória nas quartas por 2 a 0 e, depois, uma derrota por 2 a 1 para o Atlético Carazinho. Antes da final, um empate no Presidente Vargas e uma vitória diante do Pinheiros garantiram a final. O detalhe é que o adversário estava invicto até então. O time de Santa Maria fez uma campanha com oito vitórias, dois empates e três derrotas. Nos 13 jogos, marcou 22 gols e sofreu oito.